Atual lança documentário inédito durante a Expo 2024
Filme de cerca de 28 minutos conta um pouco da história da família Kajishima, que cultiva goiabas há décadas em Itaguaí
Fruto de um projeto de apoio do Facebook/Meta, o documentário “Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto” será lançado no dia 6 de julho, na sala PET da área da Agricultura e Pesca, às 11h. O lançamento é aberto ao público.
A partir do olhar e da experiência familiar de Erick Kajishima, o filme relata a tradição agrícola de Itaguaí em um relato que atravessa várias décadas e revela que a vocação do itaguaiense encontra um símbolo nos Kajishima. O avô de Erick é um dos milhares de imigrantes do Japão que fizeram de Itaguaí uma das maiores colônias japonesas do país.
A ideia original do documentário de média-metragem surgiu a partir do seguinte ponto de vista: Itaguaí, em relação a trabalho, não é só o Porto, a sua principal vocação econômica. É muito mais que isso. Planejado para ser o primeiro de uma série, o episódio com os Kajishima retrata a realidade do campo, seus desafios, limitações e vivências. A ideia é produzir outros episódios para abordar a cultura, o artesanato, a pesca e outras atividades que deixem claro que o Porto não é a única maneira de trabalhar na cidade.
A iniciativa foi patrocinada pelo Facebook/Meta, que além de aporte financeiro forneceu uma consultoria que durou quatro meses, ministrada pela jornalista Lígia Guimarães.
DIRETORES TRABALHAM NO ATUAL
Os diretores do filme, Jupy Junior e Cleber Monteiro, trabalham no Jornal Atual. O primeiro é diretor de jornalismo da empresa; o segundo, responsável pela parte visual e técnica do Podcast Atual e do site do jornal (www.jornalatual.com.br). Jupy concebeu o argumento e o roteiro, Cleber fez a edição, seleção sonora e participou também das filmagens, que contou com a equipe da OMC produções, de Itaguaí (a mesma que produziu a série de sucesso “O Mesmo Céu”), na parte técnica de captação de sons e imagens.
“O documentário traz uma história fascinante de uma família que representa muito bem os trabalhadores de Itaguaí que atuam no campo. É uma vida de sacrifícios e que tem sofrido muitas transformações recentemente. O processo de produção do filme foi muito interessante, porque as entrevistas foram espontâneas e trabalhamos o tempo todo com o primeiro take. Não houve ensaio ou coisa do tipo, o que dá muita verdade ao que está sendo dito”, ressaltou Jupy Junior, um dos diretores.
Cleber Monteiro, que também assina a direção, comentou: “Queríamos trazer luz à um segmento pouco lembrado quando conversado sobre Itaguaí, tanto por quem não é da cidade, quanto até mesmo pelo morador. A agricultura continua sendo muito importante localmente, e levar isso à um documentário traz um sentimento de realização. Como diz o nome, Itaguaí não é só o Porto, Itaguaí é o produtor rural, Itaguaí é o empreendedor familiar, Itaguaí é a comunidade japonesa, Itaguaí é composto de trabalhadores que fizeram e fazem essa Cidade crescer, e não podemos perder esse entendimento. Tentamos mostrar isso e creio que conseguimos ter êxito”.
Para Marcelo Godinho, diretor-presidente do Atual, investir em produtos audiovisuais é a meta: “Diversidade de formatos é o ideal para que o nosso leitor e usuário tenha sempre novas e interessantes experiências. Nossa intenção é incrementar o audiovisual para que o nosso jornalismo abrace diferentes públicos. Novos filmes devem surgir em breve”, garantiu Godinho.
As filmagens aconteceram em agosto de 2023, na plantação de goiabas da família. Depois do processo de filmagem e edição, Jupy e Cleber se concentraram no material filmado para dar formato ao filme, conforme o roteiro que havia sido discutido com a mentora Lígia.
Depois do lançamento na Expo, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do Atual no YouTube. Para acessar o canal, clique aqui.
SERVIÇO
Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto (episódio Kajishima)
DIREÇÃO: Jupy Junior e Cleber Monteiro
ONDE: EXPO 2024 – sala PET da área da Agricultura e Pesca
DATA: 6 de julho de 2024
ENTRADA FRANCA (limitado a 30 lugares)